Propostas - Luz - 2º ano

 Os sentimentos de cada um – “Caderno dos sentimentos”

 (c) Lilkar - Dreamstime
©Lilkar/Dreamstime.com

O objetivo desta atividade é auxiliar os alunos nos relacionamentos uns com os outros e, principalmente, fazer com que conheçam mais sobre si e o outro, aprendendo a controlar as emoções e os sentimentos.

Será necessário um caderno decorado, que será chamado de “Caderno dos Sentimentos”.

Após a leitura do livro de imagens e a discussão dos assuntos “sentimentos” e “emoções”, volte ao caderno de atividades, página 15 – Como vai você?

Depois, apresente o  “Caderno dos Sentimentos” a eles, explicando a maneira como irão utilizá-lo, mostrando sua importância:

A cada dia da semana, um aluno deverá ficar com o caderno durante todo o período de aula, registrando todos os seus sentimentos (como chegou, como passou o momento do lanche, como foi a aula de Matemática, e outros momentos). Além dessas anotações, o aluno deverá escrever o que gosta e o que não gosta de fazer e de sentir. Faça esta atividade durante o tempo necessário para que todos os alunos registrem suas impressões.

Ao passar por todos os alunos, discuta sobre a importância de saber entender a si e aos outros para uma boa convivência. Outros temas poderão ser discutidos.

Ao final da atividade, peça para que cada um retome suas anotações no “Caderno dos Sentimentos” e relate o que se lembra sobre aquele dia: se havia algum problema, como ele foi resolvido ou mesmo porque estava feliz ou triste, percebendo como cada um lidou com aquele fato e quais as lições aprendidas.

Como sugestão no enriquecimento das discussões sobre o assunto, indicamos os livros:

  • O Livro dos Sentimentos” de Todd Parr;

aula 01 - descobertas 2

Raiva, medo, ansiedade, alegria… sentimentos tão contraditórios e confusos para as crianças. Às vezes não dá vontade de inventar alguma coisa diferente, como… beijar um leão-marinho? Todd Parr fala sobre sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama.

 

  • Eu não tenho Medo” de Todd Parr;

aula 1 - descobertas

 Com seu estilo bem-humorado, Todd Parr incentiva as crianças a enfrentar os seus medos e dizer: ‘Eu não tenho medo!’.

 

*Fotografar, registrar e enviar para a equipe Mundo Leitor.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *