Propostas - Luz - 2º ano

Um outro olhar do outro – “O Pequeno Príncipe” 

A contextualização é um elemento chave na compreensão e no entendimento que a criança realiza nos textos que lhe são oferecidos. Essa técnica, aliada à leitura de imagens, tem como finalidade  promover a reflexão sobre os elementos componentes da história e sua percepção na interpretação do texto.

Utilizando as imagens na atividade de antecipação, converse com os alunos sobre o significado geral que elas apresentam e o significado especifico que elas assumem na história, como:

– príncipe (herdeiro de um reino/ solitário);

Félix – Émile Taunay
Félix – Émile Taunay

– raposa (esperteza e sabedoria);

© 12qwerty |Dreamstime.com
© 12qwerty |Dreamstime.com

– rosa vermelha (sinal de amor e carinho, mas também vaidade);

© Pixelrobot | Dreamstime.com
© Pixelrobot | Dreamstime.com

– baobá (árvore invejosa – daninha);

Baoba -Frank Vassen
Baoba -Frank Vassen

– vulcão (perigo);

© Jesús Eloy Ramos Lara | Dreamstime.com
© Jesús Eloy Ramos Lara | Dreamstime.com

– planeta (astro celeste/ nossa morada).

© Daulon | Dreamstime.com
© Daulon | Dreamstime.com

A partir da imagem da capa do livro, deixe que as crianças identifiquem cada um desses elementos, ainda antes de se iniciar a leitura. Quando ela for iniciada, vá fazendo a comparação das imagens acima com aquelas que estão no livro, para que eles percebam as semelhanças e diferenças, fazendo assim a leitura de imagens.

Consulte o site www.opequenoprincipe.com e imprima as imagens dos primeiros desenhos do aviador – o chapéu e o elefante dentro da serpente. Faça de modo que haja uma dobradura entre elas, mostrando uma de cada vez. Estimule as crianças a pensarem na resposta sobre o que é o desenho.

Depois, pergunte a elas se já tiveram algum desenho que as pessoas não tenham conseguido identificar e, em caso positivo, o que elas sentiram. Leia o trecho do livro que narra esta passagem.

O Pequeno Príncipe cuidava de seu planeta. Discuta com as crianças as ações do menino para garantir que seu planeta fosse mantido em ordem. Reflita sobre a disciplina que o menino apresentava e as razões pelas quais ele deveria ser assim.

Depois da discussão, traga a ideia para o nosso planeta. Primeiro, discuta as ações do homem que o destroem, as consequências e, depois, o que poderia ser feito para conservá-lo. Anote na lousa.

Ouça e cante com eles a música: Cativar – disponível na internet.

Finalize o trabalho voltando ao caderno de atividades (páginas 40 a 43) discutindo com as crianças  as relações de amizade presentes nas falas  de “O Pequeno Príncipe”, como:

“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração.”

“É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

 

Registre a atividade com fotos e/ou vídeos e envie para a Equipe Mundo Leitor.

Obs: A atividade partiu das sugestões de leituras incorporadas ao Capítulo, no Caderno Orientador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *