Propostas - Luz - 2º ano

No caminho das descobertas – “Confeccionando Livros Criativos”

10
©Vladimir Melnikov/Dreamstime.com

A interação com a diversidade de textos, a intervenção constante do professor e os agrupamentos produtivos entre os alunos são fatores que favorecem a formação de leitores. Objetivando a vivência de novas experiências que vão além da palavra, esta atividade utiliza o ato de ler como fundamento necessário na ampliação e na recriação de conhecimentos.

Primeiramente, explore a biblioteca junto  com seus alunos, desvendando os mistérios e os encantos que ela pode oferecer, assim como Lúcio fez na narrativa.

Traga diversos livros para a sala, explore sites para visita virtual e, se possível, proponha uma visita a uma biblioteca de sua cidade (caderno de atividades páginas 60 a 65) .

Seguindo a proposta, depois de muito pesquisar e conhecer, vamos incentivar nossos alunos a produzirem livros criativos?

A tarefa desta aula consiste em propor aos alunos produzirem livros por meio de diferentes elementos como revistas, gibis velhos, jornais, folhetos, entre outros, e muita criatividade (cadernos de atividades páginas 66 e 67) .

Devem ser formados os grupos produtivos.  Depois, orientá-los para criarem uma história, de princípio curta, com título, começo, meio e fim, que tenha quatro páginas no total. Após essa prática, com auxílio de uma boa fonte de pesquisas (revistas, gibis, jornais), cola e tesoura, deixe-os à vontade para ilustrarem sua própria estória, e usarem as letras recortadas para formarem os títulos e o texto criado.

Esta produção pode ser livre ou ter um tema norteador definido por você, professor. Caso opte por um tema especifico, não se esqueça de explorar o assunto, dando subsídios para que eles consigam criar.

Ao final, os livros poderão ser trocados entre os grupos e, depois, expostos na escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *