Propostas - Luz - 2º ano

Um bocadinho de felicidade

Um bocadinho de felicidade – página 24 – Mundo Leitor aliado ao conteúdo de Matemática.

O nome da atividade é muito sugestivo, lidando com o sentimento de cada um, com gostos e personalidades. A abrangência do tema levará as crianças a reconhecerem em si e nos outros o que os deixa felizes ou tristes.

 

03

Primeiramente, o professor poderá mediar uma discussão sobre o assunto, deixando-os expor situações em que ficaram felizes ou não. É importante que a conversa seja conduzida no sentido de que cada um é diferente, e que as situações podem ser vistas de maneiras diferentes.

A partir das observações dos alunos, pergunte sobre o gosto alimentar da turma. Aproveite o momento para introduzir a atividade e, como complemento, mostre imagens do maracujá e sua flor.

O professor proporá aos alunos a receita da mousse de maracujá, de acordo com o que é proposto pelo livro do aluno.

 

04

 

A partir dos ingredientes, indique o preço de cada um e faça suposições em relação à quantidade estimada para atender o número de alunos da sala com uma porção do doce.

O valor também pode ser pedido como pesquisa para os alunos, como mostra o quadro da página 24B.

 

05

A partir dos valores, sugira outras situações-problema, como o valor de duas e de três receitas, por exemplo.

No dia seguinte, prepare a mousse com os alunos e recupere os ensinamentos, levando–os à aquisição do conhecimento de maneira prática e contextualizada. No final do período, sirva a eles a sobremesa que prepararam.

Se preferir, prepare uma quantidade maior e sirva para outras pessoas da unidade, fazendo com que as próprias crianças sejam os protagonistas da ação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *