Propostas - Navio - 1º ano

Um Caminho de Descobertas – “A Viagem Continua”

02image

            Essa atividade favorece as reflexões da criança sobre as ideias que já tem formuladas a respeito dos mais variados assuntos. Aliando a habilidade de representação de ideias, sua leitura de mundo e a interpretação de uma construção coletiva, surpreenda seus alunos com uma atividade repleta de imaginação e criatividade.

           Comece a atividade contando uma história (imagine que você está a bordo de um navio mágico, navegando em mares inusitados e cheios de surpresas…); instigue a imaginação dos alunos, de forma que consigam visualizar a cena ao fecharem os olhos. Traga recursos visuais (fotos, vídeos) e musicais (músicas, sons) para auxiliar e use como referência o barco de papel confeccionado por eles anteriormente.

           O próximo passo é explicar para os alunos como contarão a viagem ao navio mágico: eles terão que contar a viagem, com todos os detalhes e elementos, por meio de um desenho.

           Distribua todos os materiais (folha A3, preferencialmente, giz de cera, lápis de cor e o barquinho de papel); peça que nomeiem a folha e comecem a desenhar.

SURPRESA!

         Dê um tempinho a eles e, ao seu sinal, eles deverão trocar de desenho com o amigo ao lado (pode trabalhar no sentido horário), que deve continuar o desenho, ou seja, “a viagem”. Dê mais um tempinho e outro sinal, e mais uma vez deverão trocar os desenhos com o amigo do lado, e, assim, sucessivamente.

        Eles trocarão até que o desenho (a folha com seu nome) chegue aos seus respectivos donos.

        Para finalizar, eles deverão relatar as sensações, os sentimentos; falar da ideia inicial e de como finalizou o seu desenho; enfim, deixe com que falem tudo o que estão sentindo.

Variações: poderá ser proposto para que eles registrem, narrando, a história que foi ilustrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *