Propostas - Navio - 1º ano

Este livro é para você – “O mosquito escreve seu nome?”

O nome próprio de uma criança tem relação direta com a questão da identidade e, por isso, é tao valorizada por ela. O objetivo do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como sujeito único, além de ser um importante aliado no início do processo de alfabetização, pois estabelece relações com as letras do próprio nome com outros nomes e palavras do dia a dia.

dreamstime_19265838

Com base na sugestão da atividade  “Formação dos conjuntos” do caderno orientador página 462 ( referente às páginas 6 e 7 do caderno de atividades), utilize os cartões com os nomes dos alunos.

Primeiramente, leia o poema “O mosquito escreve”, de Cecília Meireles – pode-se acessar vídeos referentes ao poema, que estão à disposição no Youtube.

Durante a leitura, escreva na lousa a palavra ‘mosquito’, detendo-se a cada letra, conforme o poema indicar.

Depois da leitura e do entendimento do texto (atentar para a relação mosquito/pernilongo), procure trabalhar o ritmo e a sonoridade, enfatizando as rimas e a aliteração, ligando-a ao som que faz o pernilongo.

Ao final, com as fichas dos nomes, separe cada letra da palavra ‘mosquito’, fazendo-os perceber se em seu nome há alguma dessas letras.

Os alunos podem fazer uma ilustração sobre o poema, e a professora pode fazer a relação entre os nomes em forma de palavras cruzadas.

caçapalavra

Sugestões: registre a atividade com fotos, inclusive dos desenhos. Faça uma exposição para marcar o trabalho dessa tão importante poetisa brasileira.

Pode também ser produzido um vídeo com as crianças trabalhando e declamando o poema.

Envie os registros da atividade (fotos, vídeos e relatos) para a equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *