Propostas - Navio - 1º ano

“Um cruzeiro virtual”

Trabalhar com o faz de conta ou utilizar o jogo simbólico nas práticas escolares possibilita externar sentimentos, testar hipóteses, experimentar novas sensações e sentimentos, aventurar-se no mundo da imaginação.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos experiências e reflexões relacionadas a diferentes ambientes naturais, fazendo com que ampliem seu repertório de conhecimento, esta atividade leva-os a viagens por mares e rios, e sugere que considerem as características verificadas nessas viagens para escolherem um desses ambientes.

A partir da construção do barco de papel (atividade proposta à página 12 do livro de atividades), transforme o ambiente e deixe-os imaginar que estão em uma viagem de navio.

 Maurício Nascimento - Domínio Público
Maurício Nascimento – Domínio Público

Como se sabe, para aprender, é necessário estar e atuar no mundo de conhecimento. Para infiltrar os alunos nesse mundo, por meio do site Google, procure pela expressão “Street View cruzeiros” e localize um link que demonstre o passeio pelo interior de um navio. Faça esse passeio virtual de um cruzeiro, contando com a colaboração daqueles que já participaram de um, o que dará mais vida à atividade.

Utilizando novamente o site Google Street View, localize os ambientes de Fernando de Noronha (caderno de atividades página 15), por exemplo, ou outra opção em que seja possível esse “mergulho”. “Viaje” pelo mar com os alunos, observando os peixes, os corais, enfim, explorando o ambiente.

Na sequência, visite o mesmo site, procurando o roteiro relativo à Floresta Amazônica e a um dos rios disponíveis.

Depois, de posse do barco de papel construído por eles, disponha os alunos em uma grande roda, sugerindo que escolham por onde seu barco viajará: Mar ou rio (volte à atividade da página 15). Instigue-os a justificarem suas escolhas, analisando a utilização dos novos conhecimentos.

 

*Fotografar, registrar e enviar para a equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *