Propostas - Navio - 1º ano

“Trem de ferro”

Cada região possui características determinadas e que a fazem especial. Uma viagem que leve a uma observação mais apurada do caminho percorrido poderá valorizar ainda mais a chegada a um destino escolhido.

Utilize o tema “Navegando por aí” para incentivá-los a discutir o sentido de navegar, o que eles sabem sobre isso e que outros significados esse verbo assume na era da tecnologia, levando-os sempre a pensar que, mesmo em um ambiente virtual, navega-se para se chegar a algum lugar.

 

Navegando por ai

 

A partir dessa discussão, peça para que os alunos sugiram um lugar para onde navegariam, ou seja, qual seria um destino a que a classe gostaria de chegar, e o melhor meio de transporte para isso.

Leia o poema de Manuel Bandeira, no livro Trem de Ferro (indicado no Caderno Orientador para as atividades das páginas 56 e 57), analise o vocabulário e o ritmo, levando-os a refletir sobre o caminho pelo qual o trem faz sua viagem. Depois, ouça com os alunos o poema musicado por Tom Jobim, instigando-os a perceberem os motivos da alteração de ritmo da música.

Continue, então, a viagem discutindo com os alunos sobre o que haverá no caminho até chegarem ao destino escolhido por eles – deve haver coisas boas e não tão boas nesse caminho (Ex.: rios de água limpa e rios de água poluída, belas florestas e áreas desmatadas), assim como no poema.

mar

 

Faça um desenho ou outra representação desse caminho, fazendo-os imaginar que estivessem realmente fazendo a viagem.

Eles poderão encenar um trem, todos em fila, com a mão nos ombros, declamando o poema ou apenas o refrão, acelerando quando querem fugir do que não é bom ou mais devagar quando veem coisas boas pelo caminho.

Proponha que os alunos reescrevam o poema, alterando-o conforme o caminho que escolheram e os acontecimentos do caminho, o que os levará a contextualizar a obra, além de incentivar a interpretação do texto.

 

Fotografe e/ou filme a atividade e envie para a equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *