Propostas - Notícias - 8º ano

Teoria e prática

Esta atividade deve ser realizada em conjunto com Ciências Naturais, pois tem como principal finalidade associar o conhecimento adquirido à prática diária, levando os alunos a atuarem como sujeitos na observação de objetos que são comuns a suas vidas.

Primeiramente, retome a atividade em que os alunos formam uma pirâmide alimentar, que está no livro digital, às páginas 17 e 18. Proponha que eles revelem a base de sua alimentação e construam uma pirâmide com os alimentos que mais consomem.

©Valentyn Volkov/Dreamstime.com
©Valentyn Volkov/Dreamstime.com

 

O próximo passo é comparar os alimentos ideais e aqueles consumidos por eles.

A partir daí, instigue-os a debater sobre a necessidade de ingestão de determinados tipos alimentos energéticos para a prática esportiva ou mesmo para a saúde do corpo e da mente.

Analise a necessidade de uma alimentação balanceada dos atletas e de pessoas que frequentam academias, discorrendo também sobre os efeitos benéficos e maléficos  dos suplementos alimentares.

© Diego Cervo/Dreamstime.com
© Diego Cervo/Dreamstime.com

Utilizando exemplos reais, espera-se que os alunos reflitam sobre o assunto, e que busquem práticas mais saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *