Propostas – Trem – JD 1

Uma Viagem Diferente – “Olhando pela janela”

O tema “viagem” favorece muitas discussões. A criança é apresentada a outras culturas, hábitos, costumes, lugares e modos de viver, percebendo e reconhecendo no outro, suas semelhanças e diferenças. Além disso, o aluno é levado, a partir da socialização e da troca de experiências, a ter contato e a perceber a existência da sociedade e de um mundo maior e mais complexo, que vai além de sua família e de seus amigos.

 

Discutir com os alunos para onde se pode fazer uma viagem (fazenda, praia, outra cidade, entre outros), questionando se alguém já viajou de trem. Em caso positivo, peça para que conte sua experiência. trem2

Ao final da discussão, analise com as crianças as personagens que estão ao final do livro de imagens, salientando que estão na janela de um trem.

As crianças deverão trazer fotografias de viagens feitas com a família, em que estejam entre três ou quatro pessoas, pelo menos, além de objetos ou coisas que tenham marcado a viagem (esta atividade pose ser precedida pelas páginas 38 e 39 do caderno de atividades).

Construir em papelão um vagão de trem que tenha janelas. Estas devem ser da altura média dos alunos.

Apresente aos alunos, por meio de imagens, uma estação de trem.

Cada dia será colocada a foto de um aluno em determinado ponto de uma das paredes da sala, sempre a uma altura em que possa ser vista em linha reta pelos alunos, através da janela do trem.

O “vagão”, com seus “passageiros”, parte do lado de fora da sala e dá uma volta dentro dela, até chegar à foto. Durante a “viagem”, cantar com as crianças a música “Lá vem o trem” de Fabrício Hecke e Vadeco (caderno de atividades páginas 26 e 27)

Outras sugestões de músicas de seu acervo também poderão ser exploradas (“O trem de ferro” – Grilo Feliz; “ Piuí Abacaxi “ – Trem da Alegria; “O Trenzinho” – Trem da Alegria; entre outras).

 

viagem diferente

 

O aluno que está na foto participa da “viagem”, mas não responde às perguntas feitas pela professora, que podem ser:

– Quem são essas pessoas?

– Que lugar é esse?

– As pessoas estão felizes?

– Você gostaria de estar lá? – e outras que convierem à turma e ao contexto.

Depois de as crianças responderem às perguntas, o trem dá mais uma volta (ou pode ainda ficar parado) e a criança da foto responderá às mesmas perguntas, analisando o que os colegas conseguiram perceber e o que não foi percebido, contando mais sobre aquele momento.

O trem, então, segue viagem, que termina novamente fora da sala.

Em outra viagem, a foto será de outro aluno e assim por diante.

Sugestão: dependendo do número de alunos, pode-se fazer mais de uma análise por dia, sendo importante fazer com todos os alunos.

Como finalização, poderá propor aos alunos que imaginem a viagem dos sonhos e da imaginação de cada um. Peça para que descrevam este lugar e as pessoas que gostariam que estivessem nesta viagem, por meio de um desenho (caderno de atividades páginas 40 e 41).

Analisando as produções dos alunos, você poderá perceber o grau de envolvimento de cada um na atividade, visualizando dados vistos nas imagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *