Propostas – Trem – JD 1

“Construindo narrativas”

O construir narrativas através de recursos visuais lúdicos proporcionam às crianças a ampliação do repertorio oral, o estimulo à imaginação e à criatividade.

Por meio das atividades propostas, a criança deverá ser capaz de relembrar e recontar histórias já conhecidas, sendo instigada a criar novos finais, novas personagens e, porque não, novas histórias.

Aproveitando o tema “viagens” e as experiências compartilhadas de viagens feitas pelos alunos, confeccione com materiais diversos (papelão, EVA, papeis coloridos, feltro, recortes de revistas, fotografia) vários componentes comuns às histórias: nuvens, árvores, sol, chuva, flores, casa, castelo, enfim, cenários, personagens e elementos que possam fazer parte de uma narrativa.

Primeiramente, eleja duas ou três histórias já conhecidas e confeccione seus componentes.

Faça a leitura, montando cena a cena, utilizando e dispondo esses componentes em um painel, tapete ou avental.

Estimule-os a recontarem a história da mesma maneira ou incluindo novas personagens e alterando seu final; num segundo momento, disponibilize outros componentes, todos misturados.

Agora,  a proposta deve ser feita pela professora, para que os alunos construam uma narrativa com as peças disponíveis: a professora inicia a história, que será continuada pelos alunos, um a um, respeitando-se o contexto e a sequência narrativa.

Pode-se também ir tirando as peças de uma caixa, por exemplo, e o trecho da narrativa ser contado com a inclusão de tal componente.

As peças que as crianças pegarem ou os componentes que forem utilizados serão depositados no chão, na lousa ou em um painel, na sequência da história.

 (c) Haywiremedia
©Haywiremedia/Dreamstime.com

A professora pode intervir se perceber que determinada ação não se “encaixa” naquele momento, ou se as crianças não chegarem a um final, ou ainda se finalizarem antecipadamente.

Depois de terminada a história, deixe as peças ainda na sequência da história montada, para que as crianças produzam um desenho sobre o tema, avaliando-se pela imagem o entendimento da narrativa.

tapete historias

 

 

avental historias

*Envie os registros da atividade (fotos, vídeos e relatos) para a equipe Mundo Leitor.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *