Propostas – Trem – JD 1

“Trem de Ferro”

Cada região possui características determinadas e que a fazem especial. Uma viagem que leve a uma observação mais apurada do caminho percorrido poderá valorizar ainda mais a chegada a um destino escolhido.

trem

 

Leia com os alunos o livro/poema Trem de Ferro, de Manuel Bandeira (indicado no Caderno Orientador para as atividades das páginas 56 e 57), analisando o ritmo do poema e o caminho pelo qual passa o trem, mostrando que há coisas boas e coisas que não são tão boas.

Imagine com os alunos um destino ao qual eles gostariam de ir, propondo que façam uma viagem imaginária de trem, pensando no que poderiam ver pela janela, durante a viagem.

praia

Durante a viagem, coloque-os em fila, com as mãos nos ombros, lembrando o trem seguindo no trilho e, durante o percurso, vá citando possíveis acontecimentos que estariam no caminho – para coisas boas, cantarem o refrão e se moverem mais lentamente, para que demore mais a apreciação e, para coisas não tão boas, cantarem e se moverem mais rapidamente, para que busquem logo outras paisagens.

Ao final da atividade, leve-os à comparação entre o trem e a vida, e as formas como podemos enfrentar aquilo que não é do jeito que gostaríamos que fosse, refletindo sobre os momentos em que gostariam que o tempo passasse mais rapidamente ou não.

Essa troca levará as crianças a compartilharem momentos de suas vidas, revivendo e analisando diferentes experiências.

 

Fotografe e/ou filme a atividade e envie para a equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *